Projeto da AVAU leva abrigo para cães em situação de rua em Erechim

Iniciativa cria casinhas para proteger animais do frio e da chuva, mobilizando a comunidade em uma corrente de cuidado, solidariedade e busca por um lar definitivo para cada cãozinnho.

Por Redação/ Assessoria Publicado em há 2 horas

Com a chegada das noites geladas e dos dias de chuva intensa, centenas de cães em situação de rua enfrentam uma dura realidade: o frio, a fome e o abandono. Sensibilizada com essa situação, a Associação de Voluntários do Alto Uruguai (AVAU) lançou o projeto “AVAU: toda patinha merece um lar”, uma iniciativa que une solidariedade e cuidado para oferecer proteção e esperança aos animais mais vulneráveis de Erechim e região.

O projeto consiste na construção e doação de casinhas para cães que vivem nas ruas, criando pontos seguros de abrigo em diferentes bairros e comunidades. Mais do que proteger do frio e da chuva, a ação busca garantir dignidade, acolhimento e uma chance real de transformação na vida desses animais.

A proposta funciona por meio de uma rede de apoio comunitário. Ao receber uma casinha, moradores da região assumem o compromisso de acompanhar e cuidar do animal, oferecendo água, alimentação, medicação e atenção diária. Segundo a presidente da AVAU, Naira Coppini, o objetivo é que esses espaços sejam temporários e sirvam como uma ponte até que cada cão encontre um lar definitivo.

“A principal regra é que as casinhas sejam instaladas apenas onde exista o compromisso de alguém cuidar do abrigo e do animal. Queremos garantir proteção, mas também amor, atenção e responsabilidade”, destaca Naira.

Nesta primeira etapa, a mobilização já começou a transformar vidas. Com doações de telhados e pallets feitas por empresas parceiras como Mig Aços, Cressol, Cassul, Cercena e Carvalho, a AVAU conseguiu construir seis casinhas. Os abrigos já foram instalados em diferentes pontos da região: uma na rua Virginio Biolo, atrás do Pili, sentido Rio Tigre; duas no bairro Maria Clara; uma no bairro Copas Verdes; e uma destinada à Associação de Áurea, que receberá outras quatro unidades nos próximos dias.

A entidade de Áurea acolhe atualmente um grande número de cães e enfrenta dificuldades constantes para manter os cuidados básicos dos animais. Por isso, além dos materiais para construção das casinhas, a associação também precisa urgentemente de doações de ração, produtos de higiene, cobertores e mantinhas para ajudar os cães a enfrentarem o inverno.

A AVAU reforça que qualquer ajuda pode fazer diferença. Para ampliar o projeto e levar mais abrigo aos animais abandonados, a entidade busca doações de madeiras, pallets, telhas, tintas, pregos, parafusos, canos e demais materiais de construção.

Quem quiser contribuir com materiais, ração ou informar casos de animais em situação extrema de vulnerabilidade pode entrar em contato com Naira Coppini pelo WhatsApp (54) 99253-9009.

A causa também pode ser fortalecida pelas redes sociais da associação:Instagram e Facebook: @avaucausaanimal

Outra forma de apoiar é tornando-se colaborador mensal da entidade:
PIX AVAU – CNPJ: 14.239.687/0001-27

E no Programa Nota Fiscal Gaúcha, basta indicar a AVAU como entidade beneficiada e incluir o CPF nas compras.

Porque, para quem vive nas ruas, uma simples casinha pode representar muito mais do que abrigo. Pode significar cuidado, proteção e a esperança de finalmente encontrar um lar.