Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto de Equoterapia do Patronato fecha parceria com a Prefeitura de Aratiba

Parceria prevê atendimento para pessoas que necessitam deste método terapêutico como estimulador para ganhos na área física psicológica, social e educacional.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
13/07/2021 09:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Patronato Agrícola e Profissional São José fechou parceria com a Prefeitura de Aratiba para realizar atendimentos de equoterapia. A informação foi confirmada pelo presidente do Patronato, Francisco Simão Menegatti, juntamente com o Prefeito de Aratiba Gilberto Luiz Hendges e Vice Prefeito Gelson Tarcísio Carbonera. Esta parceria conta com a colaboração da equipe da secretaria municipal de Educação, por meio da Secretária de Educação Rosane Morgan, gestora do contrato, Viviane Paula Cypel Costa e fiscal do contrato Monica Cristina Tonel. A APAE, em nome da presidente Mari Meurer, se dispôs e contribuiu para realizar este trabalho com o Patronato.

Segundo Menegatti, a parceria prevê atendimento para pessoas que necessitam deste método terapêutico onde utiliza o cavalo como estimulador para ganhos na área física psicológica, social e educacional, considerado um método de reabilitação que trabalha o praticante de forma global.

O objetivo é proporcionar as pessoas com deficiência ou não, a prevenção e o tratamento de patologias, bem como a reabilitação e o desenvolvimento de seu estado atual por meio do uso do cavalo, principalmente pelo movimento tridimensional e multidirecional que ele proporciona.

A equoterapia contribui para controle postural de cabeça, tronco e membros, mantêm articulações íntegras, diminui rigidez articular, ritmo e coordenação motora fina/ampla, esquema corporal, noção espacial/temporal, lateralidade, autoconfiança, auto estima, crises de ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizagem/ hiperatividade, socialização entre outros benefícios que são proporcionados por meio do cavalo.

A prática da Equoterapia é indicada para síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, depressão, estresse, psicoses, lesões neuromotoras, doenças degenerativas, AVE (Acidente Vascular Encefálico) e TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), doenças de Parkinson e de Alzheimer, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, deficiência auditiva, visual, intelectual, dificuldades de aprendizagem e linguagem, socialização, entre outras indicações.

EQUIPE COMPLETA

De acordo com o presidente Menegatti, o Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato foi inaugurado no dia 26 de novembro de 2015 com o objetivo de propiciar saúde preventiva e melhora da qualidade de vida para seus praticantes e consequentemente suas famílias. Na oportunidade, foi entregue à comunidade um espaço amplo e coberto para as práticas da terapia, projetado especialmente para este fim.

As instalações para a execução da equoterapia estão em permanente melhorias, sendo que conta com mais dois picadeiros externos, trilha em contato direto com a natureza e mais um amplo picadeiro coberto, além de local para as famílias dos praticantes. O Patronato conta com Certificado de Agregação junto à Associação Nacional de Equoterapia – Ande-Brasil, e com equipe capacitada para a realização dos atendimentos composta por Adriana Marcia Santana (assistente social), Cassia Leticia Valmorbida (fisioterapeuta), Marisa Calgarotto (psicóloga), Audyeres Marlon Padilha (veterinário e guia) Arno Albrecht (guia e cuidador de animais) Lourdes Pasi (secretaria).

ABERTO A NOVAS PARCERIAS

Menegatti destaca que está satisfeito com essa parceria e diz que a entidade está aberta a outros convênios com demais prefeituras para atendimento de equoterapia aos seus munícipes.

Para maiores informações contate-nos na página do facebook ou instagram Fortalecer Equoterapia, ou também pelo telefone 3321-14-08.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE