Projeto Patas Amigas leva cães terapeutas à UNACON em parceria com a URI

Iniciativa reúne cursos de Medicina Veterinária, Psicologia e Enfermagem para promover bem-estar a pacientes oncológicos e avaliar a saúde dos cães terapeutas no Hospital Santa Terezinha.

Por Redação/Ascom URI Publicado em há 4 horas

O Curso de Medicina Veterinária da URI deu início, na segunda-feira (15), às atividades práticas do projeto de extensão “Patas Amigas”, desenvolvido em parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Coordenado pelo professor Guilherme Lopes Dornelles, o projeto tem como objetivo realizar a avaliação médica veterinária dos cães terapeutas que acompanham pacientes oncológicos durante o tratamento.

As atividades acontecerão mensalmente na UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) do hospital. Durante esses encontros, os cursos de Psicologia e Enfermagem serão responsáveis por avaliar as condições emocionais dos pacientes em tratamento quimioterápico, enquanto a equipe de Medicina Veterinária fará o monitoramento da saúde e bem-estar dos cães envolvidos na terapia.

A presença dos animais como recurso terapêutico oferece diversos benefícios aos pacientes e à equipe hospitalar. Estudos apontam que a interação com cães pode reduzir níveis de estresse e ansiedade, facilitar a adesão ao tratamento, humanizar o ambiente hospitalar e promover uma maior interação entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Além dos estudantes e docentes do curso de Medicina Veterinária, a equipe multidisciplinar da URI também inclui representantes dos cursos de Psicologia e Enfermagem. Participam do projeto a bolsista de extensão Manuela de Fátima Caparra Lopes (Medicina Veterinária), a professora Marciane Kessler (Enfermagem) – que também é tutora das cadelas Nina e Fofa – e as coordenadoras dos cursos: Daniela Oliveira (Medicina Veterinária), Fernanda Grendene (Psicologia) e Ângela Brustolin (Enfermagem).

Já a equipe multidisciplinar da Fundação Hospitalar Santa Terezinha é formada pelo Diretor Administrativo, Márcio Antunes Pires; pela médica Daniela Cavalli, coordenadora da UNACON; pela enfermeira Neiva Fátima Pesavento; pela enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar, Juliane Bortolotto; além de técnicos de enfermagem, enfermeiras assistenciais, profissionais da higienização, psicologia, nutrição, setor administrativo e estagiárias.