SANTA CATARINA
Projeto produz mantas para animais acolhidos por ONGs
Iniciativa da Penitenciária Industrial de Blumenau transforma trabalho de internos em mantas pet doadas a ONGs de proteção animal em todo o estado.
O projeto AqueçaPPet, desenvolvido pela Polícia Penal de Santa Catarina por meio da Penitenciária Industrial de Blumenau (PIB), vem se destacando como uma iniciativa que alia ressocialização de internos e solidariedade com animais em situação de vulnerabilidade. A ação já beneficia seis organizações de proteção animal e continua em processo de expansão.

Cinco internos da unidade prisional participam da produção das mantas, com orientação e apoio da equipe do Setor Laboral e da Coordenação de Administração Prisional. Os materiais utilizados — como retalhos de tecido, linhas e agulhas — são doados por empresas da região e também pelo Presídio de Itajaí, que contribui com sobras têxteis reaproveitadas.
O projeto é um exemplo de como o sistema prisional pode promover transformação social através de ações colaborativas. “É uma corrente de solidariedade que envolve internos, servidores e parceiros da comunidade, gerando benefícios para todos os envolvidos”, destaca a coordenação da penitenciária.

No último fim de semana, uma entrega especialmente emocionante marcou mais uma etapa do projeto. A ONG Anjos de 4 Patas recebeu 180 mantas confeccionadas pelos internos da PIB e celebrou o gesto em suas redes sociais, agradecendo o empenho e carinho dedicados à causa animal.
A expectativa é de que novas organizações sejam contempladas nos próximos meses, ampliando o impacto positivo da iniciativa, tanto para os animais quanto para os internos envolvidos no processo.