Projeto propõe nova regulamentação para homenagens e sessões solenes na Câmara de Erechim
Iniciativa busca reduzir número de honrarias, valorizar homenageados e unificar legislações sobre o tema
Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Erechim um projeto de lei apresentado pelos vereadores Claudemir de Araújo e Gustavo Zin Farina (Progressistas), que propõe regras mais claras e enxutas para a concessão de homenagens, títulos e a realização de Sessões Solenes e Especiais promovidas pelo Legislativo.

Segundo os autores, o objetivo é padronizar, modernizar e dar mais relevância às honrarias concedidas, além de compilar e substituir ao menos oito leis distintas atualmente em vigor, que tratam do tema de forma fragmentada. A proposta pretende ainda reduzir em mais de 60% o número de homenagens a autoridades, personalidades, instituições, entidades, empresas e cidadãos.
“A Câmara tem recebido críticas da comunidade sobre o excesso de solenidades, o que, em muitos casos, dá a sensação de banalização dos reconhecimentos. Acreditamos que as homenagens devem ser momentos de real valorização — e não apenas atos protocolares”, destacam os parlamentares.
A proposta também prevê melhorias na organização dos eventos e economia aos cofres públicos, além de reforçar que as homenagens devem refletir o reconhecimento da cidade de Erechim — e não apenas de seus representantes políticos.
Entre as principais honrarias atualmente concedidas pela Câmara estão:
- Troféu Castelinho
- Medalha Mérito Legislativo Erechinense
- Troféu Girassol - Mulher Cidadã
- Troféu Destaque do Esporte
- Título de Cidadão Erechinense
- Título de Cidadão Benemérito
- Certificado Ambiental Dr. Sérgio Benito Maccagnini
- Certificado Cultural Alba Albarello
- Diploma de Responsabilidade Social Irmã Consolata
- Menção Honrosa
- Votos de Congratulações
O projeto agora segue em análise pelas comissões internas da Casa antes de ser colocado em votação no plenário.