Cidade

Projeto vinculado a Pedagogia Sistêmica está sendo executado em Machadinho

Com potencialidade para o desenvolvimento humano e processos através da pedagogia sistêmica, alunos, professores e familiares têm descobertas e novas percepções dentro da escola.

Por Ascom /Prefeitura de Machadinho Publicado em 06/06/2023 22:26 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A área da educação tem ganhado olhares além do processo de ensino. Através de um estudo permanente e encontros periódicos, o projeto no processo de ensino em Machadinho tem sido visto de uma forma diferente. Com potencialidade para o desenvolvimento humano e processos através da pedagogia sistêmica, alunos, professores e familiares têm descobertas e novas percepções dentro da escola.

Foto: Silmar Luiz Biscaro - Jornalista - 0020918/RS

A professora e coordenadora do projeto, Ana Silvia Hoszczaruk destaca o grande trabalho já realizado e a grande potencialidade deste processo. “O relato dos professores através das atividades já executadas tem resultados muito positivos. É um trabalho recente e esperamos seguir para fortalecer os professores e assim repassar as crianças sendo estendido às famílias esse aprendizado” comentou Ana Silvia.

O projeto tem intervenções pontuais em cada fase escolar. Na Escola Nair Bernadete Meassi, que recebe alunos do maternal, (creche) são utilizados os “bonequinhos de força” que nada mais são, do que almofadinhas que são utilizadas em momentos oportunos para adaptar a criança ao cotidiano escolar.

O Fio invisível que simboliza o fio amoroso que liga o aluno a seus pais, traz a dinâmica amorosa e proximidade com os seus, gerando segurança e tranquilidade para a realização de atividades e tarefas.

No ensino fundamental, são utilizados kits do fazer pedagógico, que nesta fase, através de diversas dinâmicas leva em conta além das emoções, a literatura específica ao tema, que tem efetivado grande diferença no ambiente escolar.

Desde o ano de 2022 o trabalho e projeto de Pedagogia Sistêmica vem sendo realizado em Machadinho. Na última sexta-feira (02), nas dependências da AABB, a direção e coordenação da Escola Anita Bonet Beltrame, que trabalha na fase da pré-escola, em reunião com pais e responsáveis apresentou a nova estratégia de ensinar. Conforme a diretora Sirlene Primieri a reunião permitiu o esclarecimento de dúvidas e questões do cotidiano escolar. “Ficamos felizes pela grande quantidade de pais e a escola está sempre a disposição para a solução de problemas” disse Sirlene.

Na mesma reunião, pais e responsáveis elegeram a nova direção do Círculo de Pais e Mestres – CPM da escola. Dirigido pela coordenadora pedagógica, Zuleica Paixão, o processo faz parte das deliberações e gerenciamento de investimentos futuros.

Conteúdo relacionado