Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto visa à conservação de abelhas nativas sem ferrão em Erechim

Iniciativa tem, entre as suas finalidades, a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças e outras áreas verdes públicas ou privadas localizadas no perímetro urbano do município.

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
09/11/2021 21:23 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi aprovado na sessão ordinária da última segunda-feira (8) o projeto de lei de autoria do vereador Romildo Protetor (MDB), que visa à conservação de abelhas sem ferrão em Erechim. A iniciativa tem, entre as suas finalidades, a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças e outras áreas verdes públicas ou privadas localizadas no perímetro urbano do município.

Foto: Gilvan Barreto

A criação do projeto em questão se deu, conforme explica o parlamentar, a partir de um preocupante cenário observado em âmbito mundial, uma vez que as inúmeras transformações promovidas pelo homem no habitat natural tem sido uma ameaça para diversas espécies – entre estas, as abelhas, responsáveis por cerca de 75% da produção de alimentos no mundo a partir da polinização.

“Preservar a vida desses seres nas cidades é fundamental para a estabilidade dos ecossistemas e sustentabilidade da agricultura. Milhões de abelhas são mortas anualmente em virtude de agrotóxicos, assim como pelo desconhecimento de alternativas para remoção em áreas urbanas”, destaca.

Meliponicultura

Além de auxiliar diretamente na produção de muitos tipos de alimentos, as abelhas sem ferrão também têm papel relevante na economia.

“A meliponicultora configura-se como atividade econômica importante, não só pela produção de mel, como também pelo fornecimento de própolis, pólen e geleia real, utilizados especialmente para fins terapêuticos”, afirma Romildo. Após ser aprovado no plenário da Câmara, o projeto, agora, depende de sanção do Poder Executivo para entrar em vigor no município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE