Economia
Pronampe: pequenas empresas podem pedir crédito a bancos a partir desta segunda-feira
O Pronampe disponibiliza empréstimos para pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar
A partir desta segunda-feira (25), os donos de pequenos negócios interessados em contratar empréstimos pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) já podem procurar as instituições financeiras.
De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o prazo para contratação da operação de crédito segue até 31 de dezembro de 2024.
O programa, criado em maio de 2020 para ajudar empresários durante a pandemia de coronavírus, se tornou permanente em junho de 2021. Recentemente, ele foi adaptado e, entre as principais mudanças, incluiu MEIs (microempreendedores individuais) e empresas de médio porte.
No final de maio, o presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei para alterar algumas regras do programa. No dia 30 de junho, a Receita Federal publicou uma portaria que determina a necessidade do compartilhamento de informações sobre o faturamento dos pequenos negócios. Somente após esse procedimento, os empresários estão aptos a negociar o empréstimo com a instituição financeira de sua preferência.
O Pronampe disponibiliza empréstimos para pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar.