Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Proprietários rurais tem até dia 31 para se cadastrar e acessar o Programa de Regularização Ambiental

Por meio de gestão estadual, programa oferece estratégias de recuperação ambiental.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
29/12/2020 00:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os proprietários de imóveis rurais que tiverem irregularidades ambientais têm esta quinta-feira para se inscreverem no Cadastro Ambiental Rural (CAR), via Sicar (www.sicar.gov.br). Dessa forma, a partir da data da inscrição, ele terá até dois anos para requerer a adesão do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que, por meio de uma análise do cadastro e de cruzamento de informações, oferecerá estratégias de recuperação ambiental. Cada estado está responsável pela gestão local do CAR e seus respectivos programas. No caso do Rio Grande do Sul, um grupo de trabalho dentro da Secretaria da Agricultura está criando regras para instituir o PRA.

Segundo a diretora de Cadastro e Fomento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Jaine Cubas, e o 2º diretor financeiro da Farsul, Domingos Velho Lopes, o acesso ao PRA possibilita a suspensão de sanções em função de infrações jurídicas por supressão irregular de vegetação; a continuidade das atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo e de turismo rural em áreas rurais consolidadas; o acesso facilitado ao crédito rural; e a compensação de Reserva Legal em outra propriedade para aqueles que têm excesso de vegetação nativa.

Ainda faltam 10% das propriedades rurais brasileiras ingressarem no Sicar. No Estado, praticamente todas as propriedades estão cadastradas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE