Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Prorrogadas as inscrições para o Programa Qualifica Trans em Erechim

Em Erechim, as inscrições para o curso de "Informática Fundamental Office Mobile" e para o curso "Preparando-se para o primeiro emprego" foram prorrogadas.

Assessoria
por  Assessoria
31/05/2021 17:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de promover a capacitação profissional de pessoas transexuais e travestis em diversos municípios do Rio Grande do Sul, foi lançado o Programa Qualifica Trans. A ação é uma parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Secretaria da Cultura (Sedac), e do Senac-RS. Em Erechim, as inscrições para o curso de "Informática Fundamental Office Mobile" e para o curso "Preparando-se para o primeiro emprego" foram prorrogadas.

As inscrições vão até o dia 15 de junho e devem ser feitas pelo formulário (clique aqui para acessar o formulário). O processo de seleção é coordenado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), que encaminhará os inscritos selecionados ao curso no Senac Carazinho.

O curso de Informática Fundamental Office Mobile ensina o aluno a utilizar o computador, dominando conhecimentos sobre editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações, bem como pesquisas e comunicação por meio da internet e do celular. Já o curso Preparando-se para o primeiro emprego capacita os participantes para uma postura profissional adequada à busca do primeiro emprego. Também aborda conhecimentos como apresentação pessoal, postura e ética profissional, comprometimento, responsabilidade, pontualidade, postura proativa, valores e atitudes comportamentais, empreendedorismo, entre outros conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional.

Para se inscrever, é necessário ter o ensino fundamental completo. Vale destacar que a iniciativa visa à inserção das pessoas transexuais e travestis no mercado de trabalho, de maneira rápida, possibilitando uma maior qualidade de vida através da qualificação profissional.

Educação e mercado de trabalho para pessoas trans

Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), estima-se que cerca de 70% das pessoas trans no Brasil não concluíram o ensino médio e que apenas 0,02% encontram-se no ensino superior. Além disso, travestis e mulheres transexuais são alvo preferencial da transfobia com os maiores índices de violência direta, indireta e suicídio. Também representam o maior número quando analisados dados sobre o assassinato, em torno de 98% dos casos, por expressarem o gênero marcado em suas expressões de gênero femininas e afirmação de uma identidade pública. Ainda de acordo com a Antra, mais de 90% da população trans só encontra trabalho no mercado informal, principalmente na prostituição – retrato da exclusão do mercado de trabalho e da grande vulnerabilidade nos níveis social e pessoal.

Vagas Qualifica Trans | Erechim

Informática Fundamental Office Mobile - 5 vagas

Preparando-se para o primeiro emprego - 4 vagas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE