Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Prova de Vida: INSS volta a exigir de aposentados e pensionistas

Maioria não vai precisar comparecer às agências

SBT News
por  SBT News
06/01/2023 09:50 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir deste mês, a chamada "prova de vida" voltará a ser exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, com algumas alterações. A medida, que havia sido suspensa por causa da pandemia, foi criada para evitar fraudes na previdência.

Cerca de 36 milhões de brasileiros recebem algum benefício do INSS, dos quais 5 milhões têm mais 80 anos e precisam cumprir a prova de vida.

A boa notícia é que nem todos os beneficiários vão precisar comparecer às agências para cumprir a exigência já que, neste ano, a Previdência passará a cruzar os dados com diversos sistemas públicos e privados, como o do ConectSUS e da Justiça Eleitoral.

Se o INSS não encontrar nenhuma movimentação do beneficiário, ele será convocado a fazer a prova de vida presencial; o que ainda deve acontecer com cerca de 20% dos aposentados e pensionistas. Aqueles que, se convocados, tiverem dificuldade de locomoção podem solicitar o atendimento domiciliar.

.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE