PROVA DE VIDA
Prova de vida: Veja se seu nome ainda está na lista de pendentes em 2025
Prova de vida do INSS já foi confirmada por 30,5 milhões de segurados, mas governo alerta para golpes contra aposentados
O governo federal informou que, em 2025, mais de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizaram a prova de vida, garantindo a continuidade do benefício. O número representa cerca de 90% dos que precisam passar pelo procedimento anual.
Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), a prova de vida do INSS é essencial para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
A maioria das comprovações é feita de forma automática, por meio de cruzamento de dados oficiais, sem que o beneficiário precise ir ao banco ou acessar o aplicativo Meu INSS ou do site.

Quando é preciso agir
Apenas quem não for localizado pelo sistema automático recebe uma notificação direta do banco responsável pelo pagamento. Nesse caso, o segurado precisa realizar a prova de vida do INSS manualmente.
Como verificar sua situação
Em caso de dúvidas, o beneficiário pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS e conferir o serviço “Prova de Vida”. Se constar a data da última atualização, o benefício está regular. Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será necessário regularizar a situação.
Outra opção para regularizar a prova de vida do INSS é ligar para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Atenção para os golpes
O governo também fez um alerta sobre criminosos que tentam enganar aposentados e pensionistas com ligações e mensagens falsas, pedindo dados pessoais ou ameaçando cortar o benefício.
O INSS informou que não faz ligações, não envia mensagens por WhatsApp ou SMS e não manda servidores à casa dos beneficiários para recolher documentos.
“Desconfie de qualquer contato fora dos canais oficiais. Nunca repasse informações pessoais, senhas ou cópias de documentos por telefone ou mensagem”, destacou a Secom.