Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Putin ordena cessar-fogo na Ucrânia entre amanhã e sábado

É a primeira decisão do tipo desde o início da ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

EFE
por  EFE
05/01/2023 17:24 – atualizado há 10 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou, nesta quinta-feira, que as forças do país implementem um cessar-fogo na Ucrânia entre amanhã e sábado, por ocasião do Natal ortodoxo, após um pedido feito pelo patriarca Kirill – líder religioso nacional -, informou o Kremlin. Esse é o primeiro cessar-fogo desde o início da ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Andrey Gorshov/Kremlin

Conforme informações da Agência France-Press (AFP), o anúncio surge após um pedido do patriarca, de 76 anos, já que o Natal ortodoxo é celebrado em ambos os países. “Em vista do chamado de Sua Santidade o patriarca Kirill, instruo o ministro da Defesa da Rússia a introduzir um regime de cessar-fogo ao longo de toda linha de contato entre as partes na Ucrânia, a partir das 12h de 6 de janeiro deste ano até as 24h de 7 de janeiro”, determinou Putin, conforme o comunicado divulgado pelo Kremlin.

De acordo com o Kremlin, dado o elevado número de pessoas de fé ortodoxa nas zonas de combate, lançou-se um apelo aos ucranianos para que também declarem um cessar-fogo para que possam “assistir aos serviços religiosos na véspera de Natal, assim como no Dia do Natividade de Cristo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE