Cidade
Qualificação profissional gratuita e o ano todo
Prefeitura está com cursos em várias áreas em andamento e outros sendo planejados para este ano
Em pouco mais de dois anos, a Prefeitura de Erechim colocou em funcionamento quatro novas escolas. Primeiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, depois a Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco, seguido do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA – Erechim), e, mais recentemente, a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara.
Além disso, a Prefeitura de Erechim, por meio do Programa Investe + Erechim está realizando uma série de investimentos e ações de incentivo ao emprego e suporte para micro, pequenas, médias e grandes empresas, como missões empresariais, o Programa Qualificar + de capacitação profissional, e a construção do novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no Bairro Industrial Davide Zorzi, que falta pouco para ser entregue às empresas. Tudo isso associado a investimentos em saúde pública, infraestrutura, cultura e lazer.
Conforme o prefeito de Erechim, Paulo Polis, os investimentos em Educação servem de base para estruturar toda a cadeia produtiva. “Porque as crianças bem cuidadas nas escolas, aprendendo por meio de brincadeiras, com alegria, trazem tranquilidade às famílias, mães, pais, responsáveis, abre a possibilidade de ter uma profissão, buscar qualificação e aumentar a renda da casa, sem se preocupar com a formação dos filhos”, observa o prefeito.
“Todo este trabalho integrado, com todas as secretarias, servidores, em parceria com a Câmara de Vereadores, tem objetivos e propósitos, colocar em prática projetos que façam a diferença na vida das pessoas, criando oportunidades para as famílias e garantindo a formação das crianças, desde os primeiros anos de vida. Todas as nossas ações visam fortalecer a nossa cultura e vocação, que é trabalhar, empreender, gerar novas empresas e negócios”, explica o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, dentro desta lógica, o município oferece capacitação profissional permanente, por meio do Programa Qualificar +. “Estamos com os cursos em andamento de soldagem MIG e TIG em alumínio e aço inoxidável, mecânica diesel, cabeleireiro e barbeiro, padeiro e confeiteiro e gastronomia para hotéis, restaurantes e similares. E mais outros 20 cursos sendo preparados para este ano”, afirma.
Mais de 20 cursos para 2023
A secretária adjunta, Berenice Didoné, comenta que para 2023 serão oferecidos mais de 20 cursos em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, tais como de costura industrial e decorativa; panificação e confeitaria; estoque; custos; gestão da produção; negociação; cálculo técnico e metrologia; manutenção preventiva de máquinas de costura industrial; vendas; compras; modelagem e corte.
Sendo planejados
Além disso, está em processo de orçamento o curso de torno CNC, eletricista predial e industrial, mecânica automotiva, costura industrial básica, TI, Desenvolvimento Front End, marceneiro, e alguns outros que serão feitos em parcerias com entidades, institutos e universidades.
Realizados
Em dois anos, a Prefeitura de Erechim qualificou mais de 500 profissionais, em cursos de costura, mercado digital, elétrica predial, elétrica industrial, mecânica e elétrica automotiva, tecnologia da informação, solda mag e mig, arame tubular, básico em usinagem CNC, autocad e solidworks.
Mais informações
Quem está à procura de qualificação profissional é só se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, que está localizada na rua Eustáchio Santolin, 35 – Erechim – RS, e funciona das 7h30min às 11h30 e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. Ou pelos telefones (54) 3520-7004 ou WhatsApp (54) 3520-7113