TEMPORAL EM ERECHIM

Quartel do 13º BPM em Erechim é severamente danificado pelo temporal de granizo

Vídeo: Temporal destrói telhados, equipamentos e viaturas; Brigada Militar mobiliza ações emergenciais e atendimento à comunidade.

Por Redação AU Publicado em 26/11/2025 16:28 - Atualizado em 26/11/2025 18:43

O Quartel do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Erechim sofreu danos substanciais durante o forte temporal de granizo que atingiu a cidade na tarde do último domingo. Todos os prédios que compõem a estrutura principal da unidade — responsáveis pelo comando, administração, manutenção de viaturas, operações e alojamento — tiveram telhados destruídos, deixando áreas essenciais expostas às intempéries.

Segundo o comandante do 13º BPM, Tenente-Coronel André Konigonis, o prédio central, que abriga o comando, setores administrativos, inteligência, logística e comunicação social, ficou parcialmente sem cobertura. Salas já reformadas foram inundadas e equipamentos de informática e documentos importantes foram danificados ou perdidos, comprometendo temporariamente setores cruciais de gestão e planejamento.

Um dos prédios mais afetados foi aquele destinado às áreas operacionais, incluindo a Sala de Operações/COPOM, onde funcionam despacho de ocorrências, vídeo-monitoramento e equipamentos de inteligência tecnológica de última geração. Além disso, essa estrutura abriga o reservatório estratégico de armamentos, munições, e o alojamento das unidades de prontidão especial.

Diante dos estragos, o comandante assegurou que o Serviço de Inteligência começou a operar ainda na noite de domingo a partir do Quartel do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Norte. O sistema de monitoramento também permanece ativo em “modo espelhado”, sem prejuízo às operações rotineiras no território sob atuação do 13º BPM.

Enquanto isso, as atividades administrativas foram remanejadas para espaços improvisados, em especial a sala do Centro de Ensino e Instrução, que passou a servir como base provisória dos serviços, em regime descrito pelo comandante como “acampado” — uma solução emergencial para manter a continuidade das funções burocráticas e de planejamento.

O temporal também afetou o patrimônio móvel da corporação. Duas viaturas semi-blindadas recém-integradas ao serviço ostensivo foram danificadas, com destruição de dispositivos de alerta visual. O para-brisa de uma delas quebrou devido à intensidade do granizo, apesar da proteção de blindagem. Em contrapartida, veículos estacionados sob abrigo coberto com aluzinco não sofreram prejuízos.

No âmbito comunitário, o 13º BPM organizou ações imediatas de apoio à população. Ainda no domingo, um posto de distribuição de lonas foi montado no pátio do quartel, e cerca de 2 mil pessoas foram atendidas até o início da noite, recebendo auxílio para driblar os danos deixados pelo temporal.

O comandante também relatou que, devido à ausência de expediente no domingo, muitos policiais voluntariamente se reuniram no batalhão para auxiliar a comunidade. No entanto, cerca de 30 carros particulares de policiais, deixados em área interna sem cobertura, sofreram danos diversos, como resultado da queda de granizo.

Diante do cenário, a Brigada Militar reforça a mensagem de atenção à população, destacando a importância de medidas preventivas e informando que as forças seguem mobilizadas para

Conteúdo relacionado

Termos relacionados