TEMPORAL
Quase 300 mil raios em 24 horas assustam o RS
Com quase 300 mil registros em apenas um dia, o episódio reforça o alerta sobre os perigos dos temporais e do alto risco de descargas elétricas.
O céu do Rio Grande do Sul foi cortado por quase 300 mil raios em apenas 24 horas, entre o meio-dia de sábado (2) e o meio-dia deste domingo (3). O impressionante volume de descargas elétricas é consequência de fortes áreas de instabilidade que avançaram sobre o Estado, provocadas por nuvens de grande desenvolvimento vertical associadas a granizo, ventania e trovoadas. As informações são da MetSul Meteorologia.
De acordo com levantamento da MetSul Meteorologia, baseado em dados do sensor GLM (Global Lightning Mapper) do satélite GOES-19, da NOAA e da NASA, o período com maior atividade elétrica foi da tarde para a noite de sábado — quando o calor predominava — e durante a madrugada deste domingo, com a chegada de uma frente fria.
O fenômeno foi intensificado pela presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, que trouxe ar quente na dianteira da frente fria, favorecendo a formação de nuvens extremamente carregadas e, consequentemente, o alto número de descargas atmosféricas. O cenário reforça a importância da atenção da população gaúcha, especialmente em dias de calor seguido por mudança brusca no tempo.
Com quase 300 mil registros em apenas um dia, o episódio reforça o alerta sobre os perigos dos temporais e do alto risco de descargas elétricas. A recomendação é que, durante eventos como este, a população busque abrigo seguro, evite áreas abertas e jamais se abrigue sob árvores. O ranking completo das cidades mais atingidas está disponível nos canais da MetSul Meteorologia.
Veja mais desta reportagem da MetSul: https://metsul.com/rs-registra...