Rio Grande do Sul
Quatro Irmãos busca subsídios para implantar projeto Plantas Integrativas e Complementares em Saúde
Equipe de saúde vão receber aprimoramento para o trabalho com plantas medicinais já existente no município.
Quatro Irmãos visa implantar no município o projeto das Práticas integrativas e Complementares em Saúde (Pics), dando seguimento à parceria com a Emater/RS- Ascar também nesta área. Com este objetivo, a secretária municipal da Saúde, Vanessa Franklin, a assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) e coordenadora do Horto de Plantas Bioativas de Quatro Irmãos, Marilisa do Carmo Orladi, juntamente com a extensionista rural social do Escritório Municipal, Elenice Regina Poletto, estiveram reunidas com a extensionista rural social Nádia da Rosa, do Escritório Regional de Erechim, e com a farmacêutica da Emater/RS-Ascar, Káren Paula Marchetto. O encontro ocorreu na sede do Escritório Regional da Emater/RS- Ascar em Erechim, nesta quinta-feira (22/07).
O encontro também teve por objetivo buscar mais conhecimentos para os profissionais de saúde para a implementação das Pics, visando melhorar a qualidade de vida da população através de ações que envolvam as plantas medicinais, assim como mobilizar a equipe de saúde e aprimorar o trabalho com plantas medicinais já existente no município.
Além do planejamento de ações, também foi discutida a participação de profissionais de saúde do município de Quatro Irmãos no curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) em 2022. A priorização deve ser para os agentes de saúde, por estarem na linha de frente do horto.
Na implantação do projeto estão previstas ainda excursões e visitas em outros municípios para busca de conhecimento e subsídios, além da captação de recursos junto ao Ministério da Saúde, através da elaboração de projetos, visando impulsionar e aprimorar o trabalho com plantas medicinais já existentes e que já é tradição no munícipio.
As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).