Cidade
Quatro Irmãos: Pesquisa na URI abordará legado do Hospital Israelita Leonardo Cohen
Pesquisa e exposição abordarão legado de saúde e memória do antigo Hospital Israelita Leonardo Cohen da Colônia Judaica de Quatro Irmãos/RS.
O projeto de pesquisa, que tem como título “A SAÚDE NA COLÔNIA QUATRO IRMÃOS/RS DE 1912 A 1961: A HISTÓRIA DO HOSPITAL LEONARDO COHEN”, da estudante de Medicina da URI-Erechim Natalia Demarco Kielek, e orientado pela professora doutora Elisabete Maria Zanin, tem por objetivo conhecer a história do primeiro hospital judaico do Brasil, o Hospital Leonardo Cohen, situado na Colônia Quatro Irmãos/RS.
A pesquisa abordará o contexto da saúde local, no período entre 1912 a 1961, na perspectiva de escrever a história da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo exploratório descritivo, a ser realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental em fontes primárias e secundárias, bem como pela realização de entrevistas semiestruturadas a descendentes de imigrantes judeus e não judeus da Colônia Quatro Irmãos.
Estudar a história e descobrir sobre o passado impulsionam o saber e o fazer humano. Ouvir memórias dos antepassados, visitar Arquivos Históricos, Museus ou Memoriais, ler e estudar sobre a História da Saúde e da Medicina são e foram os propulsores da escolha da presente temática.
Uma das expectativas deste estudo é divulgar o conhecimento científico e histórico elaborado sobre o Hospital Leonardo Cohen, por meio de publicações em periódicos nacionais e internacionais, além de promover exposições permanentes e itinerantes sobre o referido hospital.
*Com informações da URI – Universidade em Erechim / Alto Uruguai do RS