Segurança

Quatro pessoas morrem durante tempestade de poeira no interior de São Paulo

Fenômeno deixou também cidades paulistas sem energia e em estado de emergência

Por AE - Agência Estado Publicado em 02/10/2021 19:25 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Ao menos quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas durante as tempestades de poeira que atingiram o interior de São Paulo nessa sexta-feira. Um homem morreu em Tupã, após ser atingido por um muro que caiu com a força do vento. Outras três pessoas morreram ao serem envolvidas pela nuvem de fumaça e fogo que se levantou quando o temporal atingiu um pasto em chamas, em Santo Antônio do Aracanguá, perto de Araçatuba. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A segunda tempestade de poeira em uma semana – o fenômeno já havia castigado o interior no último domingo – deixou também cidades paulistas sem energia e em estado de emergência. Em Tupã, a tempestade de poeira chegou com rajadas de vento que derrubaram um muro de uma obra no bairro Reserva Tupã. O trabalhador Fábio Alex Marques Castro, de 42 anos, atingido pelos escombros, chegou a ser levado com ferimentos graves para a Santa Casa da cidade, ele não resistiu. Ele teve o corpo velado e sepultado, neste sábado, no Cemitério da Saudade.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas que levantaram nuvens densas de poeira em várias regiões do interior atingiram mais de 80 quilômetros por hora. A tempestade de areia, conhecida como “haboob”, é causada por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo muito seco, varrem resquícios de queimada, poeira e vegetação. Isso acaba criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

Em Santo Antônio de Aracanguá, funcionários de uma usina e de uma fazenda combatiam uma queimada com tratores e caminhões-pipa quando uma forte ventania atingiu a propriedade, levantando uma nuvem de poeira, fumaça e fogo. Parte das equipes não teve tempo de se abrigar, sendo envolvida pela tempestade. Três pessoas – dois funcionários de uma usina e um dos proprietários da fazenda – morreram.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados