Economia
Quem recebe bolsa família e tem problema no CPF, poderá ter benefício cancelado
Se a situação não for resolvida em até seis meses, os benefícios serão cancelados.
A inconsistência dos dados do CPF resultará no bloqueio do pagamento do Bolsa Família a partir deste mês. Se a situação não for resolvida em até seis meses, os benefícios serão cancelados.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a medida visa assegurar que o benefício seja destinado às pessoas que realmente necessitam.
Para resolver qualquer pendência do CPF no CadÚnico (Cadastro Único) dos programas sociais do governo federal, as famílias devem verificar a situação junto à Receita Federal e, se necessário, regularizar o documento. Após a regularização, é preciso atualizar o CadÚnico, e a retirada da pendência ocorrerá automaticamente no Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão).
O Ministério do Desenvolvimento Social declarou que as famílias foram informadas sobre a situação do CPF e como regularizar o documento, por meio de mensagens enviadas nos extratos de pagamento dos benefícios, no aplicativo do Programa Bolsa Família e no Aplicativo Caixa Tem.
Segundo a Instrução Normativa, a coordenação estadual deverá apoiar os municípios a obter informações sobre os procedimentos e a orientar as famílias com CPF em situação irregular.
Para esclarecimento de dúvidas, o governo disponibiliza diversos canais de atendimento, incluindo o Disque Social 121, chat, formulário eletrônico e informações permanentes no site do MDS.