Rio Grande do Sul
Quinta-feira, feriado de Corpus Christi terá sol e temperaturas altas no RS
Máximas podem chegar aos 28ºC nesta quinta-feira, mas tempo vira no fim de semana
O feriado de Corpus Christi deve proporcionar aos gaúchos um dia de sol, tempo seco e altas temperaturas em quase todo o Estado. Nas regiões mais altas, ainda faz um pouco de frio pela manhã. Nevoeiros poderão se formar entre a madrugada e o amanhecer.
A tarde será ensolarada e mais quente do que o esperado para esta época do ano. Em média, as máximas ficarão 10°C acima da média histórica de junho. O tempo seco propicia também grandes amplitudes térmicas. Em Santa Rosa, por exemplo, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima será de 13ºC.
Apesar do predomínio do sol no Rio Grande do Sul, a região da fronteira com o Uruguai deve ter tempo instável, com possibilidade de chuva e menor oscilação térmica. A situação é decorrente da chegada de uma frente fria, que entra no território gaúcho por essa região.
Erechim: mínima de 14ºC e máxima de 24ºC.
Tempo vira no fim de semana
O calor registrado ao longo da última semana no Estado é resultado de uma sequência de dias de tempo seco e da corrente de vento de Norte/Noroeste. A previsão aponta que as temperaturas podem passar dos 30ºC em partes do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. As maiores marcas de temperatura deverão ocorrer entre o Oeste e Noroeste e em partes do Leste, sobretudo, nos vales.
No entanto, a frente fria que vem do Uruguai provoca uma virada brusca no tempo no fim de semana. No Rio Grande do Sul, a temperatura despenca de forma generalizada de sábado para domingo com manutenção da temperatura mais baixa nos dias seguintes.
Essa virada poderá vir acompanhada de vento forte e temporais isolados. A mudança afeta primeiro as máximas, que poderão ter uma queda de até 15°C. O segundo impacto será nas mínimas, que ficarão abaixo de zero na primeira metade da próxima semana em partes do Estado.
A previsão indica mínimas abaixo de 5°C nas áreas da Metade Sul e Oeste e também em pontos de maior altitude. Marcas ao redor e abaixo de zero poderão ser registradas em trechos de serra. A temperatura baixa, com vento calmo e ar seco poderá formar geada nessas cidades.