Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

R16 imuniza mais de 50% da população com a 1ª Dose

Números da imunização avançam no Alto Uruguai

Leonardo Bortolotto/Assessoria/AMAU
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria/AMAU
05/07/2021 17:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na segunda feira, 05, o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU, através da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), sistematizou que a R16 ultrapassou a marca relevante de 50% da população imunizada com relação a primeira dose da vacina contra a Covid.

Prefeitura de Erechim

A região monitorada corresponde a 34 municípios, num universo de 238.571 habitantes. Até a presente data já foram vacinadas 121.098 pessoas com a primeira dose, num indicador de 50,76%. Com relação a segunda dose os números decrescem para 52.161, num percentual de 21,86%, seguindo a lógica dos demais regiões e entes da federação.

Verificamos nessa avaliação que nossos números, quando falamos da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid, do Programa Nacional de Imunização (PNI), são superiores aos indicadores de imunização do país, estado e regiões de saúde (RS).

O Brasil, até a presente data imunizou 76.377.088, num percentual de 36,07%, com relação a primeira dose. O Rio Grande do Sul vacinou 4.918.105 de gaúchos, num indicativo 43,56%.

“Estamos observando que nossos números são promissores quando comparado aos demais entes e cabe enaltecer que todos os municípios da região e suas respectivas equipes de saúde não têm medido esforços para que a vacinação aconteça o mais rápido possível. Os números indicam isso”, coloca Jackson Arpini, membro do comitê regional.

“A logística está implantada regionalmente e vem produzindo seus efeitos positivos”, o que coloca a nossa região como a mais bem avaliada das 21 regiões sobre a ótica da epidemia do novo coronavírus. “Estamos na primeira posição quando falamos na primeira e segunda dose, pelo Sistema 3As”.

Até o presente momento o Ministério da Saúde está aplicando na população da R16 quatro imunizantes: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen, sendo esta última apenas aplicada em dose única.

Estamos num momento crucial, a partir do cenário que nossos números estão melhorando, graças as ações que foram implementadas e a colaboração da coletividade. Ainda estamos em alerta, pelo Sistema 3As do Governo do Estado, mas conseguimos reduzir de 1.076 (11/06), para 559 (05/07), o que demonstra que estamos no caminho certo.

Divulgação

Nesse momento importante temos que congregar todos os esforços para continuar nessa seara de avanços, o que vai permitir, caso continuamos trilhando esse caminho, para um cenário mais alentador.

No mês de junho a faixa etária que mais contraiu à Covid foi de 30 a 39 anos, seguida pela faixa de 40 a 49 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE