Cidade
Racismo e intolerância religiosa é pauta da 1ª Conferência Municipal dos Povos de Terreiro
Evento aconteceu no início da noite de ontem
Aconteceu no início da noite desta quinta-feira (17), a 1ª Conferência Municipal dos Povos de Terreiro, organizada pela Câmara de Vereadores, através do gabinete da vereadora Sandra Picoli (PCdoB), e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Entre os trabalhos do evento, foi formada uma comissão para representar no Estado as pautas que foram propostas após a discussão dos eixos (Eixo I - Violências Históricas, Desigualdades Estruturais: o debate atual sobre Justiça Civilizatória; Eixo II - Afrocentricidade, Etnodesenvolvimento, Saberes e Territórios do Povo de Terreiro: Políticas Transversais; Eixo III - Valores e Perspectivas para a Descolonização da Democracia, Organização e Participação Política).
A vereadora Sandra Picoli destacou a importância de unificar os grupos na busca de políticas públicas e ações afirmativas.
“Ficamos muito felizes com o envolvimento e participação na 1ª Conferência Municipal dos Povos de Terreiro, mostrando que eles estão buscando avanços e acabar com preconceito, e pra isso também é preciso se expor”, comentou a vereadora.
A secretária de Cultura e Esporte reforçou a disponibilidade do Poder Executivo.
“Estamos aqui, enquanto Secretaria de Cultura e Esporte e também Secretaria de Assistência Social, porque nós temos sim que respeitar a diversidade cultural e combater qualquer tipo de intolerância religiosa e a melhor forma da gente fazer isso é conhecendo a cultura dos povos de matriz africana e umbandistas”, frisou a secretária.