Cidade
Ranking de Competitividade: Erechim é o 4º no Brasil no pilar Qualidade da Saúde
O Ranking está na 4a edição tem 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Município ocupa ainda a 8a posição geral no Rio Grande do Sul
Erechim está entre cidades mais competitivas do Rio Grande do Sul, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, ocupa a 8a colocação no Estado, a 36o lugar na região Sul, considerando os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e a 110a posição no Brasil. E competitividade significa que o município está trabalhando para o desenvolvimento econômico, humano e social, promovendo bem-estar e qualidade de vida à população.
O Ranking mostra que Erechim está em 4a lugar no país no pilar Qualidade da Saúde, e o município avançou 206 posições de 2022 para 2023, nesta área. Dos cinco indicadores que formam o pilar Qualidade da Saúde, o resultado mostrou aumento em três posições: Mortalidade Materna (subiu 250 posições), Mortalidade na Infância (avanço de 325 posições) e Obesidade na Infância (aumento de 245 posições).
O estudo é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a SEALL, e utiliza dados 2022. O Ranking está na 4a edição tem 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.
Conforme o prefeito de Erechim, Paulo Polis, os dados do Ranking de Competitividade fazem o reconhecimento de todo o trabalho coletivo que vem sendo realizado num setor estratégico do município, como a saúde. “Em Erechim, a população tem à disposição um grande plano público de saúde, que se empenha para dar qualidade aos serviços, está constantemente recebendo investimentos, se modernizando, para fazer um atendimento humanizado e eficiente e garantir bons serviços à população”, afirma o prefeito Polis.
Conforme a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, é sempre gratificante ver os avanços que Erechim tem conquistado no cenário nacional de competitividade, na área da saúde. “Mas ainda existem muitos desafios na saúde, porque esta é uma área muito complexa, que lida com a vida das pessoas. No entanto, o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em melhorar indicadores críticos, como mortalidade materna e infantil, bem como combater a obesidade infantil, é um reflexo direto de nosso empenho em garantir o bem-estar de nossa população. Continuaremos a investir em parcerias estratégicas, inovação tecnológica e capacitação das equipes, pois acreditamos que uma cidade saudável é uma cidade mais forte e próspera. O compromisso de Erechim em priorizar a saúde e o bem-estar é evidente em cada conquista”, ressalta a secretária Éclesan.
Redução da Mortalidade Materna e Infantil
Segundo a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, o município adotou uma abordagem proativa para reduzir a mortalidade materna e infantil. Entre as várias ações realizadas se destaca a ênfase no programa Previne Brasil. Um dos indicadores-chave deste programa é a proporção de gestantes que realizam pelo menos seis consultas de pré-natal até a 12ª semana de gestação. Esta abordagem tem como objetivo a captação precoce de gestantes, o acompanhamento contínuo e a identificação de situações de risco. Quando necessário, as gestantes são encaminhadas ao Ambulatório de Alto Risco, onde recebem um acompanhamento especializado.
Outra ação de destaque, explica a secretária, é o Ambulatório de pré-natal de Alto Risco, um espaço equipado com infraestrutura de ponta e uma equipe especializada, que garante o acompanhamento diferenciado e adequado para gestantes em situação de maior risco.
“Além disso, Erechim desenvolveu um Protocolo Municipal de Atendimento à Gestante, assegurando um cuidado abrangente e eficaz durante essa fase. O Comitê de Mortalidade Infantil, formado por uma equipe multidisciplinar de diversos setores, contribui para a geração de ações de promoção e prevenção, unindo esforços em prol da saúde das crianças”, ressalta ela.
Por meio das Equipes de Estratégia de Saúde da Família e do Setor Materno Infantil, Erechim realiza busca ativa e visitas domiciliares, proporcionando acompanhamento de gestantes e crianças em situação de risco. Essa abordagem inclui situações de má adesão ao pré-natal, bem como o acompanhamento puerperal, garantindo que todas as fases do processo de gestação e pós-parto sejam atendidas de maneira abrangente. Estratégias para abordar mães usuárias de drogas em colaboração com a Equipe CAPS AD e Saúde Mental.
Conforme a secretária Éclesan, a cidade demonstra o seu compromisso por meio de parcerias com o Conselho Tutelar e a Assistência Social, estabelecendo uma rede de apoio abrangente. Além disso, a inovação tecnológica é uma aliada poderosa, com a utilização de relatórios e indicadores para monitorar e avaliar o progresso. A capacitação constante das equipes assegura a qualidade dos serviços prestados.
Combate à Obesidade Infantil
“O Programa Saúde na Escola (PSE) desempenha um papel vital neste esforço, trabalhando para fortalecer a interação entre saúde e educação e abordando vulnerabilidades que impactam o desenvolvimento das crianças. Através do setor de nutrição, Erechim implementou a ação de Segurança Alimentar e Alimentação Saudável em 32 escolas, beneficiando mais de 11.000 estudantes. Essa iniciativa envolve a realização de exames de antropometria, avaliando o peso e a estatura dos alunos para diagnosticar o estado nutricional”, afirma a secretária Éclesan.