Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Receita abre consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023

O crédito bancário será feito no dia 31 de julho para 5,6 milhões de contribuintes.

Agencia Brasil
por  Agencia Brasil
23/07/2023 21:10 – atualizado há 27 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Receita Federal abre as consultas ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 a partir das 10h de segunda-feira (24). Conforme a Receita, as restituições somarão R$ 7,5 bilhões.

O crédito bancário será feito no dia 31 de julho para 5,6 milhões de contribuintes. Segundo o governo, R$ 5,58 bilhões serão destinado a contribuintes com prioridade no recebimento:

– 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;

– 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;

– 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

– 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

– 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

De acordo com o órgão, foram contemplados ainda 1,6 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março deste ano.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet a partir da segunda-feira e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.

A Receita Federal lembrou que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Para saber se está na chamada “malha fina”, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE