Economia
Receita alerta sobre novo golpe da restituição do Imposto de Renda
Instituição reforça que nunca envia pedidos de informações por e-mail ou mensagem com links de acesso
A Receita Federal alertou nesta terça-feira sobre um novo golpe na internet para tentar enganar o contribuinte. Dessa vez, o golpistas vêm utilizando informações a respeito da restituição de Imposto de Renda Pessoa Física para lesar os cidadãos, com o nome da Receita Federal.
A instituição pede que os contribuintes tenham cuidado com as correspondências enviadas por e-mail. Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso, orienta a Receita.
O e-mail enviado pelos golpistas utiliza uma imagem não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo. O contribuinte ainda recebe orientações sobre como receber a restituição via Pix, e um link falso para visualizar o comprovante.
As restituições do Imposto de Renda ocorrem em cinco lotes. Os pagamentos vão começar em 31 de maio, data do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 30 de setembro. Os contribuintes que enviaram a declaração primeiro receberão a restituição nos primeiros lotes. O prazo de entrega da declaração em 2022 termina em 31 de maio.