IMPOSTO DE RENDA
Receita Federal encerra pagamentos e não haverá quinto lote de restituição do IRPF 2025
Eficiência no processamento antecipou os repasses; contribuintes com pendências devem regularizar declarações para receber valores.
Ao contrário do previsto inicialmente, a Receita Federal anunciou que não será realizado um quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2025. Todas as restituições entregues dentro do prazo e sem inconsistências já foram pagas até o lote de agosto.
A Secretaria da Receita Federal explicou que, devido à eficiência no processamento das declarações, o pagamento das restituições foi antecipado. Originalmente, estavam previstos cinco lotes, com pagamentos entre maio e setembro, mas os contribuintes que não apresentaram problemas em suas declarações receberam os valores já no lote de agosto.

Até o momento, foram entregues mais de 22,6 milhões de declarações de ajuste anual, e o total pago em restituições neste ano ultrapassa R$ 36,6 bilhões. Para aqueles que ainda não receberam a restituição, a Receita alerta que provavelmente as declarações caíram na malha fina, ou seja, possuem inconsistências que precisam ser regularizadas.
Os contribuintes nessa situação devem acessar o site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, para consultar a situação completa da declaração por meio do extrato do processamento. Caso haja pendências, é possível realizar a retificação da declaração para corrigir as informações e viabilizar o pagamento da restituição.
A Receita Federal reforça a importância de acompanhar o status da declaração para evitar atrasos no recebimento dos valores e regularizar possíveis divergências o quanto antes.