Receita Federal libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote de restituição

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou chave Pix informada

Por Redação/Agência Brasil Publicado em 23/07/2025 21:02 - Atualizado em 23/07/2025 21:25

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (24), às 10h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025, o maior da história em número de contribuintes. Cerca de 7,2 milhões de pessoas receberão um total de R$ 10 bilhões, incluindo valores residuais de anos anteriores. A maior parte será destinada a contribuintes com prioridade no reembolso.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 755.978 contribuintes sem prioridade;
  • 83.575 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 35.315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 15.988 contribuintes acima de 80 anos;
  • 11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.