Receita Federal paga terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira
Ao todo, R$ 4,61 bilhões serão liberados nesta sexta-feira (31). Este é o último lote regular de restituições do IR 2026 antes dos pagamentos destinados a declarações em malha fina ou com pendências.
A Receita Federal libera nesta sexta-feira (31) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2026 para 2.743.200 contribuintes, totalizando R$ 4,61 bilhões em pagamentos.
A consulta está disponível desde o dia 24 no portal da Receita Federal e também pode ser feita pelo aplicativo oficial para celulares e tablets.
Do total de beneficiados, 1.396.474 são contribuintes sem prioridade, que recebem a restituição pela primeira vez neste ano. Também serão contemplados quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber via Pix, além dos contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doença grave e professores.

Segundo a Receita, este será o último lote regular com restituições do IR 2026. O pagamento de agosto será destinado apenas a declarações que estavam retidas em malha fina ou apresentaram problemas, como inconsistências nos dados bancários ou na chave Pix.
Caso a restituição não seja creditada na conta informada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, será necessário solicitar o pagamento pelo portal e-CAC da Receita Federal.