Rio Grande do Sul
Rede de câmaras refrigeradas do RS garante capacidade para distribuição das vacinas da Covid
Ao todo, são 96 equipamentos em funcionamento em todas as regionais da SES, cobrindo todos os municípios do RS.
A Secretaria da Saúde (SES) distribuiu desde dezembro 43 novas câmaras frias para a conservação de vacinas às 18 coordenadorias regionais, antecipando a logística para a vacinação contra a Covid-19 neste ano. Ao todo, são 96 equipamentos em funcionamento em todas as regionais da SES, cobrindo todos os municípios do RS. Somada à estrutura da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, a capacidade total de armazenamento é para até 10 milhões de doses.
Apesar desse porte, a previsão é que esse volume não precise ser alcançado, já que são previstos lotes em menor quantidade e que pouco ficarão armazenados, sendo de imediato distribuído aos municípios. A capacidade também garante a sequência, em paralelo, do atendimento da rede às demais vacinas e imunobiológicos previstos nos calendários de vacinação de crianças e adultos.
Assim que as doses chegam ao Estado, elas vão para a Ceadi. No local, é feita a separação para as regionais, de acordo com critérios populacionais dos grupos a serem vacinados e de acordo com o volume recebido. Do local, partem os caminhões para as 17 regionais do Interior do Estado, para a regional com sede na Capital e para a central de armazenamento da Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Para uma maior agilidade na distribuição, também estão previstas entregas diretas para os dois maiores municípios de cada regional. Assim, o cronograma seria de 55 destinos para o envio: 18 coordenarias e 37 municípios. Os municípios que não receberem diretamente o seu lote, fazem a retirada na regional de sua abrangência de acordo com a agenda programada.
O tempo estimado entre as chegadas das doses ao Rio Grande do Sul, a separação, envio para municípios e regionais e o abastecimento das cerca de 1,8 mil salas de vacinas é de menos de uma semana, podendo ser menor de acordo com as distâncias para a Capital e os cronogramas de distribuição. Esse fluxo já é uma prática da Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios em ocasiões de outras campanhas. Na vacinação da gripe em 2020, por exemplo, o Estado recebeu um primeiro lote de 630 mil doses, que dentro deste prazo já estavam à disposição nas 497 cidades gaúchas.
Centrais de Rede de Frio da SES
Ceadi (Porto Alegre)
Estrutura: duas câmaras refrigeradas fixas e um contêiner externo.
Capacidade: 5 milhões de doses
Coordenadorias Regionais de Saúde (em 18 municípios)
Estrutura: 86 câmaras de 500 litros e dez de 1.500 litros.
Capacidade: 5 milhões de doses