Cidade

Região de Erechim regista 39 mortes decorrentes do coronavírus em menos de um mês

Jackson Arpini da AMAU afirmou que os municípios precisam trabalhar com a prevenção, assistência e fiscalização

Por Leandro Vesoloski Publicado em 02/03/2021 15:40 - Atualizado em 03/06/2024 09:49

A região R16 composta basicamente pelos municípios da AMAU registrou 39 mortes em decorrência do coronavírus no mês de fevereiro. A informação foi trazida por Jackson Arpini que é membro do comitê COVID da Associação de Municípios do Alto Uruguai em entrevista ao vivo ao Portal AU Online na manhã desta terça-feira, 02.

Arpini disse que está ocorrendo o agravamento da pandemia na região e afirmou que é necessário um esforço coletivo para minimizar estes números para que o sistema de saúde não entre em sobrecarga e para que em um futuro próximo não haja um número expressivo de óbitos.

Ele esclareceu que somente o Hospital de Caridade e o Santa Terezinha possuem leitos de UTI especificamente destinados a pacientes com coronavírus e que nove hospitais na região habilitaram leitos clínicos para assistência a COVID.

Jackson Arpini explicou que ainda não foi necessário mandar pacientes da região de Erechim para outras localidades, mas afirmou que a estrutura hospitalar é finita.

Em nome da AMAU, Arpini fez um chamamento a comunidade:

“Estamos em uma fase onde há uma alta velocidade de contágio e precisamos a reação da sociedade no sentido de evitar aglomeração de pessoas, sair somente em casos de extrema necessidade, adotar a utilização de todos os protocolos sanitários, especialmente o uso da máscara para que possamos minimizar os indicadores”.

Arpini concluiu afirmando que os municípios precisam trabalhar com a prevenção, assistência com a ampliação de leitos clínicos e de terapia intensiva e a fiscalização para que não haja festas clandestinas e aglomeração de pessoas.

Para receber as notícias do AU pelo whatsapp, clique aqui

Conteúdo relacionado

Termos relacionados