Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Resultado do Fies 2023 já está disponível

Foram mais de 205 mil estudantes inscritos neste semestre

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
14/03/2023 18:25 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no fim da tarde desta terça, o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023. No total, 205.177 candidatos se inscreveram para disputar 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior.

A partir desta quarta, os estudantes pré-selecionados devem fazer a complementação das informações das inscrições na página do programa na internet. O prazo vai até as 23h59min de sexta, 17 de março.

Depois, é necessário validar as informações apresentadas no ato da inscrição em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, feita na página do Fies. Para validar, o pré-selecionado deve procurar diretamente a instituição de ensino superior, que vai informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, se em formato físico ou digital.

A classificação é feita em ordem decrescente, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as demais regras do processo seletivo. Medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia foram os cursos mais procurados neste semestre.

Segundo o MEC, em 2023, serão ofertadas 112.168 vagas para o Fies.

Lista de espera
Quem não aparece na chamada divulgada hoje é automaticamente incluído na lista de espera do Fies para disputar as vagas que não forem preenchidas. O candidato deve ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do programa. A convocação da lista de espera vai ser feita entre 21 de março e 18 de maio.

O que é o Fies
O fundo concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos para que possam estudar em instituições privadas. O estudante deve pagar as prestações após encerrar o curso. A prestação, sobre a qual não incidem juros, é calculadas levando em consideração o limite de renda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE