EDUCAÇÃO

Resultados do Enem e dos principais vestibulares saem em janeiro

Divulgação das notas e listas de aprovados marca mês decisivo para estudantes em todo o país

Por Redação AU Publicado em 04/01/2026 20:11 - Atualizado em 04/01/2026 22:20

Janeiro de 2026 será um período crucial para milhões de estudantes brasileiros, com a divulgação dos resultados do Enem e dos principais vestibulares do país. As notas e listas de aprovados definem o acesso ao ensino superior e concentram as expectativas de candidatos e familiares.

Foto: Angelo Miguel/MEC

De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, os participantes do Enem 2025 poderão consultar suas notas a partir de 16 de janeiro. O exame segue como a principal porta de entrada para universidades públicas, por meio do Sisu, além de garantir acesso a programas como o Prouni e o Fies, voltados ao ensino superior privado.

Nesta edição, o Enem teve 180 questões objetivas e redação, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A prova também foi marcada por polêmica após a suspeita de vazamento de questões, o que levou o Inep a anular três itens e acionar a Polícia Federal para apurar o caso.

Entre os vestibulares mais concorridos do país, a Fuvest, que seleciona estudantes para a USP, divulgará a lista de aprovados no dia 23 de janeiro. A prova de 2025 chamou atenção por alinhar-se mais diretamente à BNCC, incorporando conteúdos de filosofia, sociologia, artes e educação física.

Questões sobre temas contemporâneos, como a “uberização” do trabalho, debates sobre a CLT entre jovens e referências culturais — incluindo Caetano Veloso — repercutiram entre os candidatos. Outro destaque foi a lista de leitura obrigatória composta exclusivamente por obras de autoras mulheres de países lusófonos.

A Unicamp também publica o resultado do vestibular no dia 23 de janeiro. Ao todo, 13.045 candidatos disputam 2.530 vagas em 69 cursos de graduação. A prova abordou temas atuais e históricos, com menções a produções culturais recentes e discussões sociais.

Na segunda fase, a universidade reduziu o número de questões discursivas de 20 para 18, buscando diminuir o desgaste dos candidatos. A redação trouxe temas ligados ao ambiente digital e à radicalização de jovens em comunidades virtuais misóginas, exigindo reflexão crítica dos participantes.

Já a Unesp divulgará a lista de aprovados no dia 30 de janeiro. Cerca de 32,8 mil estudantes concorrem a 5.867 vagas. A segunda fase manteve o perfil tradicional, com foco em conteúdos clássicos do ensino médio, cobrando domínio conceitual em áreas como história, filosofia e geografia.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados