Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Reunião do conselho aborda fluxo viário na área central de Erechim

Proposta do Plano de Mobilidade é criar avenidas em diagonais com fluxo saindo da zona central

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
31/07/2023 10:43 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os integrantes do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável da Prefeitura de Erechim se reuniram novamente, na manhã de sexta-feira (28), para dar continuidade ao projeto de implantação do plano de mobilidade.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, um dos assuntos principais da reunião foi a concentração de veículos na Praça da Bandeira. “A proposta do Plano de Mobilidade é criar avenidas em diagonais com fluxo saindo da zona central, a inserção de binários nos quadrantes, ter vias com sentido duplo para utilizar como retorno, sem acessar a rótula”, explica o secretário.

Outra sugestão do plano, observa o secretário, é fazer binários para o deslocamento sentido leste/oeste, oeste/leste do município. “Além disso, propõe o aumento das áreas públicas de convivência, e nas vias diagonais criar espaços temáticos públicos, com as 4 primeiras colonizações, italiana, polonesa, alemã e judaica, e o reconhecimento da árvore símbolo do município: o Ipê”, comenta o secretário.

De acordo com o secretário, Paulo Jeremias dos Santos, o objetivo é tirar os carros e trazer as pessoas pro entorno da praça, priorizar o pedestre. “Vamos aproveitar a Semana do Trânsito (18 a 25 de setembro) para fazer algumas ações nas escolas sobre sinalização”, afirma ele.

“A visão do plano é fazer da mobilidade sustentável um meio de valorizar as pessoas, o patrimônio, a segurança e o ambiente coletivo da cidade, com participação e inclusão cidadã em todo o processo”, ressalta o secretário.

Conforme o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, todos estes assuntos serão tratados com o prefeito na reunião desta semana, dia 4.

O Plano de Mobilidade prevê 94 ações dentro de 10 diretrizes:

1) segurança e circulação viária; 

2) gestão democrática; 

3) acessibilidade universal, PcD e inclusão; 

4) ciclo ativos e transporte não motorizado; 

5) transporte público, coletivo e outros; 

6) integração dos modos públicos e privados; 

7) polos geradores de viagem e transporte de cargas; 

8) áreas e horários de acesso e circulação restrita e controlada, estacionamentos; 

9) instrumentos de financiamentos do transporte coletivo e da infraestrutura; 

10) inovação, que serão trabalhadas no curto, médio e longo prazo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE