Cidade
Reunião do conselho aborda fluxo viário na área central de Erechim
Proposta do Plano de Mobilidade é criar avenidas em diagonais com fluxo saindo da zona central
Os integrantes do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável da Prefeitura de Erechim se reuniram novamente, na manhã de sexta-feira (28), para dar continuidade ao projeto de implantação do plano de mobilidade.
Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, um dos assuntos principais da reunião foi a concentração de veículos na Praça da Bandeira. “A proposta do Plano de Mobilidade é criar avenidas em diagonais com fluxo saindo da zona central, a inserção de binários nos quadrantes, ter vias com sentido duplo para utilizar como retorno, sem acessar a rótula”, explica o secretário.
Outra sugestão do plano, observa o secretário, é fazer binários para o deslocamento sentido leste/oeste, oeste/leste do município. “Além disso, propõe o aumento das áreas públicas de convivência, e nas vias diagonais criar espaços temáticos públicos, com as 4 primeiras colonizações, italiana, polonesa, alemã e judaica, e o reconhecimento da árvore símbolo do município: o Ipê”, comenta o secretário.
De acordo com o secretário, Paulo Jeremias dos Santos, o objetivo é tirar os carros e trazer as pessoas pro entorno da praça, priorizar o pedestre. “Vamos aproveitar a Semana do Trânsito (18 a 25 de setembro) para fazer algumas ações nas escolas sobre sinalização”, afirma ele.
“A visão do plano é fazer da mobilidade sustentável um meio de valorizar as pessoas, o patrimônio, a segurança e o ambiente coletivo da cidade, com participação e inclusão cidadã em todo o processo”, ressalta o secretário.
Conforme o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, todos estes assuntos serão tratados com o prefeito na reunião desta semana, dia 4.
O Plano de Mobilidade prevê 94 ações dentro de 10 diretrizes:
1) segurança e circulação viária;
2) gestão democrática;
3) acessibilidade universal, PcD e inclusão;
4) ciclo ativos e transporte não motorizado;
5) transporte público, coletivo e outros;
6) integração dos modos públicos e privados;
7) polos geradores de viagem e transporte de cargas;
8) áreas e horários de acesso e circulação restrita e controlada, estacionamentos;
9) instrumentos de financiamentos do transporte coletivo e da infraestrutura;
10) inovação, que serão trabalhadas no curto, médio e longo prazo.