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Economia

RGE regularizou quase 25 mil fraudes na área de concessão em 2021

Inspeções permitiram a recuperação de 154,7 GWh de energia que poderia abastecer aproximadamente 70 mil residências por um ano

Assessoria RGE
por  Assessoria RGE
11/02/2022 09:49 – atualizado há 1 ano
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As inspeções contra fraudes e furtos de energia, realizadas pela RGE em 2021, resultaram em 154,7 GWh de energia recuperada, o que abasteceria cerca de 70 mil residências, por um ano. Ao todo, a distribuidora realizou 124,1 mil inspeções em 375 municípios da área de concessão, que identificaram 9.1 mil furtos de energia, popularmente conhecidos como "gatos". Entre as cidades com mais casos estão Canoas, com 1.066, São Leopoldo, que teve 917 casos, e Caxias, com 824 ligações clandestinas desfeitas. Os números de 2021 mostram que, na comparação com 2020, a RGE aumentou o número geral de fraudes regularizadas, passando de 21.584, para 24.774.

Isso é fruto de investimentos combinados em inteligência, tecnologia, inspeções rotineiras das equipes e também de denúncias que chegam à distribuidora.“Infelizmente, a cada ano, vemos que a prática das ligações irregulares de energia continua. Nosso papel, como distribuidora, é realizar as inspeções para combater essa prática. O uso de tecnologia de ponta tem nos permitido aumentar as constatações de irregularidade em determinados clientes, o que nos alerta sobre a prática do gato. Assim, as inspeções são cada vez mais efetivas”, comenta Victor Rios Silva, Gerente de Recuperação de Energia da CPFL.

Importância das inspeções

As distribuidoras do Grupo CPFL realizam inspeções para combater fraudes e furtos de energia de maneira contínua. Diversas ações são realizadas, inclusive, em parceria com a Polícia Civil. Há duas razões centrais para essas operações: a segurança e a justiça com os demais clientes. Ao fazer um gato na rede elétrica, o cidadão coloca em risco não somente a si mesmo e a sua residência ou comércio, mas toda a vizinhança e o sistema elétrico.

A rede de energia segue padrões e normas de segurança para a sua construção e manutenção, incluindo as novas ligações de energia. Por isso, somente técnicos da distribuidora podem atuar na rede.Já a justiça se faz porque a energia furtada compõe parte da tarifa de energia elétrica. Ou seja, os clientes regulares, que pagam suas contas em dia, acabam também arcando com o custo de parte da energia que é furtada. Outra parte é assumida pela distribuidora.

“O furto de energia traz perdas comerciais para todos: clientes regulares, poder público e distribuidora de energia. Além da questão financeira, as ligações clandestinas geram instabilidade ao sistema elétrico, podendo levar a desligamentos e problemas em equipamentos, como transformadores. Por isso, incentivamos as denúncias anônimas dos clientes que sabem ou desconfiam de ligações irregulares”, comenta o Victor Rios Silva, Gerente de Recuperação de Energia da CPFL.

Confira, abaixo, o ranking das 10 cidades com maior número de fraudes das cidades da RGE:

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. As penas podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade, terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Vale destacar também que a ligação clandestina é considerada furto de energia.

As irregularidades também deixam a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor “perdido” é rateado entre todos os consumidores da distribuidora . Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes da distribuidora de energia.

Clientes da RGE podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br

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