Rio atmosférico provoca chuva extrema e eleva risco de enchentes no Rio Grande do Sul

Volumes elevados e persistentes de chuva, incomuns para esta época do ano, podem causar alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de rios em diversas regiões do estado.

Por Redação Publicado em há 4 horas

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário meteorológico extremo no Rio Grande do Sul, causado por um rio atmosférico persistente, que deve provocar chuvas intensas e frequentes por vários dias. O volume elevado de precipitação aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, inundações repentinas e enchentes por transbordamento de rios.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O evento é incomum para esta época do ano, especialmente por ocorrer sob influência do La Niña. Em alguns locais, a chuva pode alcançar 100 a 150 mm em apenas 24 horas, somando em poucas horas o equivalente à média mensal de dezembro. As áreas com maior risco são o Centro, Oeste e Noroeste do estado, onde os acumulados podem chegar a 200 a 300 mm ou mais nos próximos 7 a 10 dias.

Já no primeiro dia do episódio, diversas cidades registraram chuva próxima ou acima de 100 mm, confirmando o alto potencial de impactos severos em diferentes regiões gaúchas.

Veja mais em: https://metsul.com/rio-atmosfe...