Cidade

Rio Grande do Sul: 12 cidades entram em situação de emergência após estiagem

Lagoa Vermelha e Viadutos estão entre os municípios que tiveram situação de emergência reconhecida.

Por Brasil 61 Publicado em 14/03/2023 09:18 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 12 cidades do Rio Grande do Sul atingidas pela estiagem. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU). 

Foto: Evandro Oliveira/SEAPDR

Os municípios que entraram em situação de emergência são Bagé, Boa Vista do Buricá, Encruzilhada do Sul, Gentil, Gravataí, Horizontina, Inhacorá, Lagoa Vermelha, Maquiné, Roca Sales, Salto do Jacuí e Viadutos.

No momento, 286 cidades gaúchas estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à estiagem.

Apoio federal

Em fevereiro, o Governo Federal, por meio dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciou investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul.

Do valor total anunciado, R$ 100 milhões serão investidos pelo MIDR. Os recursos serão utilizados na contratação de carros pipas para distribuição de água e também na compra e doação de cestas básicas e de combustível, entre outras ações. Cerca de 300 municípios serão beneficiados. Saiba mais.


Conteúdo relacionado