Cidade
Rio Grande do Sul: 12 cidades entram em situação de emergência após estiagem
Lagoa Vermelha e Viadutos estão entre os municípios que tiveram situação de emergência reconhecida.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 12 cidades do Rio Grande do Sul atingidas pela estiagem. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU).
Os municípios que entraram em situação de emergência são Bagé, Boa Vista do Buricá, Encruzilhada do Sul, Gentil, Gravataí, Horizontina, Inhacorá, Lagoa Vermelha, Maquiné, Roca Sales, Salto do Jacuí e Viadutos.
No momento, 286 cidades gaúchas estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à estiagem.
Apoio federal
Em fevereiro, o Governo Federal, por meio dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciou investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul.
Do valor total anunciado, R$ 100 milhões serão investidos pelo MIDR. Os recursos serão utilizados na contratação de carros pipas para distribuição de água e também na compra e doação de cestas básicas e de combustível, entre outras ações. Cerca de 300 municípios serão beneficiados. Saiba mais.