Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul recebe 303 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (31)

São 166.140 da Pfizer e 137.400 de Coronavac.

Ascom SES
por  Ascom SES
31/07/2021 12:08 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Estado recebeu, na manhã deste sábado (31/7), 303.540 doses de vacina contra a Covid-19: 166.140 da Pfizer e 137.400 de Coronavac. Dois aviões pousaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9h11 e às 9h15, respectivamente. O Ministério da Saúde enviou um quantitativo menor do que o previsto inicialmente de Coronavac (140.800).

As 166.140 doses da Pfizer estavam no primeiro voo que chegou a Porto Alegre neste sábado (31) transportando imunizantes - Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini

O rateio e distribuição das vacinas deverão ser definidos entre gestores estaduais e municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nos próximos dias. A equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES) estuda iniciar, a partir desta remessa, a distribuição de doses para os ajustes nas possíveis distorções entre estimativas populacionais e aplicação real das doses nos municípios.

“Trabalhamos com estimativas populacionais que, muitas vezes, não correspondem, na vida real, à população que se vacina efetivamente em cada cidade. Queremos seguir distribuindo as vacinas da forma mais equânime e uniforme possível, levando em consideração, por exemplo, a maior população que municípios do Litoral recebem no verão e da Serra, no inverno”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.

Os 497 municípios gaúchos foram separados em quatro categorias, de acordo com o porte populacional, e foi calculada uma média percentual das coberturas vacinais. Aqueles que ficaram abaixo da média receberão doses para equalizar a diferença. Serão necessárias cerca de 200 mil doses, divididas entre 257 municípios gaúchos, para solucionar todas as distorções.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE