Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul tem quatro pontos impróprios para banho

Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março de 2022, pelo site e redes sociais da Fepam.

Ascom Sema
por  Ascom Sema
01/01/2022 20:56 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (31/12), o terceiro boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2021-2022.

Dos 90 pontos monitorados, quatro apresentam condição imprópria:

  • Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba – Barra do Ribeiro
  • Praia do Encontro, no rio Jacuí – São Jerônimo
  • Balneário Santo Antônio – Rua Bagé – Pelotas
  • Balneário Santo Antônio – Restaurante – Pelotas

Para conferir a planilha completa, clique aqui.

Do total de locais monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No Litoral Norte, o trabalho é realizado com o apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza a coleta e análise em oito pontos.

Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março de 2022, pelo site e redes sociais da Fepam. Os resultados também estão disponíveis pelo web aplicativo que pode ser acessado aqui.

O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total, do governo do Estado. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece à Resolução Conama 274/2000.

Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d'água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de “sangradouros”, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE