Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Rio Grande do Sul terá sol entre nuvens neste sábado

Precipitações isoladas devem atingir locais das metades Norte e Oeste do Estado. Em Erechim a temperatura deve oscilar entre 19º e 26º

Correio do Povo
por  Correio do Povo
20/01/2024 00:29 – atualizado há 59 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas diferentes pontos do Estado devem ter momentos de maior nebulosidade ao longo deste sábado. Uma frente fria passa pela costa e induz instabilidade no continente, o que deve trazer chuva em várias regiões gaúchas.

Precipitações isoladas devem atingir mais locais das metades Norte e Oeste. Será mais um dia sem o calor mais forte típico desta época do ano em grande parte do Estado, esperando-se maior aquecimento em cidades do Noroeste e da Fronteira Oeste gaúcha.

O temporal de terça

Temporais são comuns no nosso Estado, não raro são severos, como parte do nosso clima, com ou sem mudanças climáticas. Há um século, o temporal arrasador passou por Porto Alegre em 5/12/1923. 

O porto foi destelhado, a cidade ficou às escuras após a rede elétrica ser devastada, houve muitos estragos e até desabamentos de cinemas e teatros. “O furacão da madrugada de ontem” foi a manchete do Correio do Povo no dia seguinte. 

Assim, temporais violentos, embora não ocorram a toda hora, sempre fizeram parte da história de Porto Alegre. O que é variabilidade natural do clima e não mudança climática. O El Niño, no Pacífico, que agrava o risco de temporais fortes neste verão de 2024, igualmente é um fenômeno de variabilidade natural que, por exemplo, favoreceu a grande enchente de 1941.

Confira as mínimas e máximas em algumas das cidades do Estado:

Santiago 21°C / 29°C

Rio Grande 21°C / 26°C

Santa Rosa 22°C / 31°C

Erechim 19°C / 26°C

São José dos Ausentes 16°C / 22°C

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE