Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul vai receber mais 441,5 mil doses de vacinas contra o coronavírus nesta sexta-feira
Lote é composto de doses da CoronaVac (foto) e Oxford/AstraZeneca. Carga deverá chegar durante a manhã no Aeroporto de Porto Alegre.
O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta quinta-feira (15), que terá acesso a 441.500 doses de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias. O lote é composto de 173.800 ampolas da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, e 267.750 de Oxford/AstraZeneca, fabricadas na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde), a carga deverá chegar as 6h no Aeroporto de Porto Alegre – possibilitando que a distribuição aos municípios seja feita ao longo do final de semana.
Parte do lote será utilizado na aplicação da segunda dose, especialmente para os profissionais da saúde e idosos beneficiados com a CoronaVac. As novas doses também serão utilizadas na ampliação do grupo atendido pela campanha, estendendo a cobertura vacinal a idosos com menos de 62 anos.
Com o recebimento da carga, chegará a 3.604.600 o número de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas ao Rio Grande do Sul. Até o momento, pelo menos 1.885.676 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 460.380 já completaram o programa, com duas doses, e estão imunes à doença. Ou seja: pelo menos 37,1% da população inclusa nos grupos prioritários já receberam ao menos uma dose, e 9,1% tiveram duas.