FÉ E TRADIÇÃO | 75ª ROMARIA DE FÁTIMA
Romaria da Criança, Pedal da Fé e procissão luminosa marcam o sábado em Erechim
Programação no Santuário Nossa Senhora de Fátima reúne crianças, ciclistas e famílias na véspera da 75ª Romaria, que acontece neste domingo (11)
A preparação para a 75ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima entra na reta final neste sábado (10), em Erechim. O último dia da novena terá atividades ao longo de toda a jornada, com destaque para a Romaria da Criança, pela manhã, o Pedal da Fé, à tarde, e a procissão luminosa, à noite.

A programação antecede a celebração principal de domingo (11), que neste ano tem como tema “Fátima: um apelo de paz!” e o lema “Felizes os que promovem a paz!” (Mt 5,9).
Crianças participam de procissão e gesto de solidariedade
A Romaria da Criança começa às 9h30, com saída da Praça Jayme Lago em direção ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde será celebrada uma missa. Em caso de chuva, a procissão será substituída por atividades no interior do Santuário.

A celebração deste ano é inspirada na passagem bíblica “E abraçou as crianças, impôs as mãos sobre elas e as abençoou” (Mc 10,16), que recorda o acolhimento de Jesus às crianças.
Além da participação religiosa, a atividade mantém uma tradição de solidariedade: a arrecadação de brinquedos que serão encaminhados à Pastoral da Criança.
A Romaria da Criança envolve a Infância e Adolescência Missionária, a Pastoral da Criança, a Pastoral dos Coroinhas, o Serviço de Animação Vocacional e a Iniciação à Vida Cristã.
Outra atividade voltada ao público infantil é o Espaço da Criança, que funciona desde quarta-feira e terá sua última programação neste sábado, a partir das 19h, na sala Dom Cláudio Colling, atrás do Santuário.
O espaço oferece momentos de oração, brincadeiras, dinâmicas e contação de histórias, permitindo que as crianças também participem das atividades que antecedem a Romaria.
Pedal da Fé sai das Três Vendas às 16h

À tarde, os ciclistas terão um momento próprio na programação religiosa.
O Pedal da Fé – Romaria dos Ciclistas começa às 16h, com saída em frente à Igreja das Três Vendas.
A atividade é realizada em parceria com o grupo Pé no Pedal e reúne participantes que percorrem o trajeto como forma de devoção e integração comunitária.
Novena termina com procissão luminosa
O sábado também será marcado pelo encerramento da novena preparatória, que chega ao nono dia com o tema “Onde houver trevas, que eu leve a luz”.
A programação começa às 7h, com missa da Paróquia São Pedro, presidida pelo padre Paulo Caovila.
Às 14h, haverá terço e missa com participação de grupos ligados à juventude, entre eles a Pastoral da Juventude, o Cursilho Jovem, o Encontro de Jovens com Cristo e o Curso de Liderança Juvenil.
Às 17h, ocorre o encontro do grupo Mães que Oram pelos Filhos. Uma hora depois, às 18h, haverá a dezena do terço e missa com participação do grupo e do Coral Nossa Senhora de Fátima.
O encerramento da novena será às 19h30, com procissão luminosa e missa, reunindo as paróquias da Área Pastoral de Erechim.
Domingo terá a 75ª Romaria de Fátima
No domingo (11), milhares de fiéis são esperados para a celebração da 75ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima, uma das principais manifestações religiosas de Erechim e do Alto Uruguai.
O momento central da programação será a procissão seguida de missa, às 9h, presidida pelo bispo da Diocese de Erexim, Dom Adimir Antonio Mazali.
A celebração encerra o período de preparação e reúne devotos de diferentes comunidades da região, mantendo uma tradição religiosa que chega à sua 75ª edição.