Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Rio Grande do Sul

RS antecipa vacinação contra gripe e sarampo em crianças para segunda-feira

Dia D ocorre em 30 de abril com abertura extraordinária dos postos para a aplicação das doses.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
21/04/2022 20:08 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul decidiu antecipar a vacinação contra gripe e sarampo em crianças para segunda-feira que vem. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a medida abrange os pequenos de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

A pasta definiu para o 30 de abril o Dia D com abertura extraordinária dos postos para a aplicação das doses. O início da campanha em si era previsto para 3 de maio, mas acabou adiantado em uma semana devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde. O público dentro dessa faixa etária no Rio Grande do Sul é estimado em 620 mil crianças. A meta é vacinar 90% desse contingente.

Esquema de doses

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deve fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre a primeira e a segunda. Nos anos seguintes, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

Campanha contra Influenza começou em abril para idosos e trabalhadores de saúde

Neste momento, a vacinação contra a Influenza segue aberta para os grupos dos idosos e trabalhadores da saúde, que começaram a ser imunizados em 4 de abril. Até agora, 546 mil pessoas com 60 anos ou mais já se vacinaram, representando 26% do público-alvo. O mesmo índice também é observado entre os trabalhadores da saúde, com 95 mil pessoas imunizadas até agora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE