RS autoriza ferrovia privada para ligar Porto Alegre a Gramado em uma hora
Projeto inédito no Brasil será operado pela iniciativa privada e prevê investimento de R$ 4,5 bilhões para construir trem de passageiros com duas vias exclusivas entre a capital e a serra gaúcha.
O governador Eduardo Leite anunciou a primeira autorização do Brasil para uma ferrovia estadual de passageiros operada pela iniciativa privada. O projeto, liderado pela empresa SulTrens, prevê um trem ligando Porto Alegre a Gramado em cerca de uma hora, com investimento de R$ 4,5 bilhões e previsão de operação em sete anos. A concessão será válida por 99 anos e deve gerar mais de 22 mil empregos. A linha passará por 19 municípios e terá impacto direto em 22 cidades, com 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos e 9 túneis.

As estações de saída e chegada estarão localizadas cerca de 700m do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Av. Das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
Além de proporcionar mais conforto e segurança para usuários e turistas, a ferrovia representa um marco para a logística e a mobilidade do Estado, ao oferecer uma alternativa moderna de transporte híbrido, com trens movidos a eletricidade e diesel, reduzindo a emissão de CO₂ e os acidentes nas rodovias. O projeto impulsionará o turismo, aumentará a arrecadação de ICMS e outros tributos municipais, e representará um salto para a infraestrutura e a mobilidade do Estado.
A proposta foi viabilizada em cerca de um ano de análises técnicas e pareceres jurídicos conduzidos por órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que garantiram a segurança jurídica e a viabilidade do projeto. A Selt também será responsável pela fiscalização do contrato, com o recebimento de relatórios trimestrais da empresa.
Com este passo, o Rio Grande do Sul torna-se referência nacional em inovação e infraestrutura de transportes, abrindo caminho para novos modelos de outorga por autorização e investimentos no setor ferroviário.