Rio Grande do Sul
RS desobriga o uso de máscaras em ambientes ao ar livre
Decreto com a mudança vai ser publicado até esta quarta, quando a norma passa a valer
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, na tarde desta terça-feira, que o Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19 decidiu liberar o uso de máscaras de proteção em ambientes ao ar livre. De acordo com o governo, a definição “acolhe entendimento do Comitê Científico”.
Ainda segundo o Estado, um decreto com a nova medida vai ser publicado até esta quarta-feira, quando a norma passa a valer. O Piratini ainda deve dar mais detalhes sobre a nova normativa nesta terça.
A flexibilização ocorre em meio à queda no número de pacientes internados com Covid-19 em hospitais gaúchos.
Na última sexta-feira, a máscara de proteção deixou de ser obrigatória em Porto Alegre. Na capital, a medida também vale somente para ambientes ao ar livre. Na sexta que vem, uma reunião marcada pelo prefeito Sebastião Melo deve decidir sobre a suspensão da máscara também em ambientes fechados da cidade.
A retirada da obrigação do item em indústrias, comércios e locais de prestação de serviço em Porto Alegre pauta, ainda, um projeto de lei, protocolado na Câmara Municipal, na terça-feira passada, pela vereadora Cláudia Araújo (PSD).
Até o momento, ao menos 11 unidades federativas já flexibilizaram o uso do item, entre elas estão Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo.