Agro

RS inicia colheita do tabaco com perspectiva de boa safra

Cerca de 300 mil pessoas estão diretamente ocupadas com a produção, industrialização e exportação de tabaco.

Por Canal Rural Publicado em 31/10/2021 21:11 - Atualizado em 03/06/2024 10:50

A 4ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco ocorreu nesta quinta-feira, 28, na propriedade de Oladi e Marli Schroeder, na localidade de Faxinal de Dentro, município de Vale do Sol (RS). A perspectiva é de boa produção no ciclo 2021/2022. A secretária da Agricultura, Silvana Covatti, representou o governador Eduardo Leite no evento que ocorreu no Dia Mundial do Produtor de Tabaco. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnica entre secretaria e entidades visando a integração de esforços no desenvolvimento do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco.

Foto: Evandro Oliveira/Divulgação SEAPDR

Na propriedade de 34,5 hectares, Oladi e Marli plantaram 280 mil pés de tabaco da variedade Virgínia nesta safra, além de soja, milho e criação de gado de corte. Recentemente, investiram em 64 placas fotovoltaicas para geração de energia usada para operar as estufas e outras instalações da propriedade. Neste ciclo, esperam uma boa produtividade na lavoura. “Queremos colher 50 toneladas de tabaco“, projeta Schroeder, com mais de 40 anos de experiência na atividade.

Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, as lavouras estão com desenvolvimento favorável, principalmente na região que plantou mais cedo, apesar das chuvas das últimas semanas e a sequência de dias com menos luminosidade. “Se tivermos tempo mais firme a partir de agora, temos condições de repetir a produtividade da última safra, que foi muito boa, de cerca de 2,3 mil quilos por hectare”, calcula Werner.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados