RG DOS PETS

RS já tem 91,8 mil cães e gatos com cadastro no SinPatinhas

Sistema nacional permite cadastrar gratuitamente os animais e emitir carteirinha digital com QR Code que pode ajudar na identificação em caso de perda

Por Redação AU/Assessoria Publicado em 02/10/2026 21:06 - Atualizado em 09/10/2026 10:27

O Rio Grande do Sul já tem 91,8 mil cães e gatos cadastrados no SinPatinhas, sistema nacional de identificação de animais domésticos. São 52.042 cães e 39.758 gatos registrados até 10 de setembro, colocando o Estado na quinta posição do país em número de cadastros.

Entre os animais gaúchos registrados, 13,5 mil possuem microchip e mais de 54 mil são castrados. O sistema também reúne 69.182 tutores cadastrados como pessoas físicas. No Brasil, a plataforma já concentra informações de aproximadamente 1,8 milhão de cães e gatos.

Cadastro é gratuito e gera carteirinha com QR Code

O SinPatinhas funciona como uma espécie de RG para cães e gatos. O tutor faz o cadastro gratuitamente utilizando a conta Gov.br, informa os dados do animal e pode emitir uma carteirinha digital com QR Code. O código pode ser colocado na coleira e facilita a identificação do responsável caso o animal seja encontrado após se perder.

Além dos tutores, podem utilizar o sistema médicos-veterinários, clínicas e hospitais veterinários, organizações da sociedade civil, protetores e órgãos públicos.

A plataforma faz parte do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e também reúne informações sobre castrações e microchipagem. Desde outubro de 2025, o sistema é utilizado para acompanhar procedimentos realizados com recursos de transferências voluntárias do governo federal.

Até setembro deste ano, o ProPatinhas contabilizava 245,8 mil cães e gatos atendidos no país com procedimentos de castração e microchipagem. Novas ferramentas também estão sendo desenvolvidas, entre elas um módulo de auditoria dos registros e um perfil específico para protetores independentes.

Termos relacionados