IDENTIDADE FÁCIL

RS lança sistema “Identidade Fácil” para solicitação digital da nova Carteira de Identidade Nacional

Plataforma pioneira no Brasil permite envio online de dados e documentos, agilizando o processo e reduzindo etapas presenciais.

Por Redação Publicado em 24/07/2025 13:29 - Atualizado em 24/07/2025 13:34

A partir desta quinta-feira (24/7), cidadãos do Rio Grande do Sul que já possuem documento de identidade emitido no estado poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida e digital, por meio do sistema “Identidade Fácil”. Disponível pelo site identidadefacil.rs.gov.br e por aplicativo, a plataforma permite o preenchimento online dos dados e o envio digital de documentos. A iniciativa, pioneira no Brasil, é fruto de parceria entre o IGP-RS e a Procergs, mantendo também a opção de agendamento presencial para quem não se enquadrar nos critérios do novo sistema.

Foto: Ascom/SSP

Na nova plataforma “Identidade Fácil”, a etapa presencial continuará obrigatória, mas será reduzida ao mínimo necessário: apenas a coleta de digitais e fotografia. O objetivo é diminuir filas e ampliar a oferta de horários. O agendamento será feito por meio de um formulário disponível na própria plataforma.

  • Como utilizar o Identidade Fácil

Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. A partir desta quinta-feira (24/7), o serviço já pode ser utilizado pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, que está disponível no app store da Apple e, no momento, em processo de aprovação para os dispositivos Android. 

  • Documentos necessários

Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados/viúvos: Certidão de casamento;
Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.

* Com informações do IGP