Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS seguirá vacinando adolescentes contra Covid-19 enquanto tiver doses da Pfizer

Secretaria Estadual de Saúde destacou importância de vacinação de jovens de 12 a 17 anos.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/09/2021 13:58 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou, nesta sexta-feira, que seguirá vacinando adolescentes sem comorbidades enquanto houver estoque da vacina Pfizer, a única autorizada pela Anvisa para aplicação em pessoas de 12 a 17 anos. Em justificativa, a pasta citou a importância da imunização deste público para conter a pandemia. Na última quarta-feira, uma remessa do imunizante para a primeira aplicação em adolescentes foi distribuída a todos os municípios gaúchos.

Vacina contra Covid-19 da Pfizer (REUTERS/Dado Ruvic)

Um outro lote recebido nessa quinta-feira, de 191.880 doses da Pfizer, permanecerá guardado Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). De acordo com a SES, a remessa não será distribuída às regiões de imediato, "para que se mantenham mais tempo congeladas na Ceadi".

Os municípios ainda têm doses de Pfizer em estoque. Vamos entregá-las na próxima semana para diminuir o risco de perda de vacinas”, justificou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tania Ranieri.

Na noite de quarta-feira, o Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa suspendendo a recomendação da vacinação para adolescentes sem comorbidades. A posição contraria a indicação feita pela pasta duas semanas atrás. Agora, o ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, defende apenas a aplicação da Pfizer em jovens com comorbidades, com deficiências ou ou que estejam privados de liberdade. A nova recomendação foi criticada por entidades da saúde, como a de Infectologia e de Imunizações e a Anvisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE