Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rádio Cansanjurê
Rio Grande do Sul

RS terá domingo de ar polar e frio intenso

O domingo no Alto Uruguai vai ser de geada e começa com temperatura de 1°C. Dia para ficar no calor de casa. A temperatura durante o dia não deve passar de 12°C

MetSul
por  MetSul
17/07/2021 22:00 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

 O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste domingo, mas com nuvens, sobretudo no Sul e no Leste do Estado. A nebulosidade é trazida pela circulação de um ciclone extratropical que traz chance de instabilidade muito isolada no Sul e no Leste gaúcho.

No Extremo Sul, a chance de chuva se alternar com sol é maior pela atuação do vórtice do ciclone. O vento deve ser forte a intenso com rajadas no Sul e no Leste do Estado pelo ciclone, o que trará muito baixa sensação térmica. Ar polar ingressa e o dia será bastante frio. 

O domingo no Alto Uruguai vai ser de geada e o dia começa com temperatura de 1°C. Dia para ficar no calor de casa. A temperatura durante o dia não deve pasar de 10°C

Rádio Cansanjurê

Chegada do ciclone

Segundo a MetSul, o sistema de baixa pressão será responsável ainda por provocar sensação térmica muito baixa e forte agitação marítima na costa do Sul do Brasil. O ciclone avançará do litoral da província de Buenos Aires para foz do Rio da Prata, devendo na sequência mover-se para Leste e Nordeste, posicionando-se a Sudeste do Chuí. Por isso, o vento deve ser forte a intenso.

O vento no Rio Grande do Sul se intensifica entre a noite de sábado e o início do domingo. Como é comum em ciclone, as rajadas mais intensas devem se dar no Sul e no Leste do Estado ao longo do domingo.

As rajadas mais fortes, em média, devem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas o Litoral Sul pode ter vento perto ou pouco acima de 100 km/h em alguns pontos.

Porto Alegre deve ter 70 km/h a 80 km/h com rajadas superiores isoladas pela topografia. Há risco de queda de árvores e cortes de energia no Sul e no Leste do Estado. O vento soprará muito forte ainda no Sul de Santa Catarina com rajadas fortes no Planalto Sul e no Leste catarinense.

O ciclone deixará o mar muito agitado na costa gaúcha com ressaca. O Porto de Rio Grande deve ser forçado a interromper operações. De domingo até quarta, as madrugadas serão frias no Estado, com geada ampla e forte em muitas áreas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE